mautic

Como saber se as tarefas Cron do Mautic estão corretas?

Você já teve essa dúvida sobre o funcionamento correto das tarefas cron logo após quando finalizou uma instalação do Mautic? Se a sua resposta for SIM, eu vou te mostrar um método simples, mas que pode te ajudar nesse sentido.

O primeiro passo

Dependendo do tipo de hospedagem que você esta utilizando pode variar a forma que você vai definir o caminho para executar essa tarefa.

No meu caso em especifico, eu estou utilizando através da URL, exemplo: meu-mautic.com/tipo-da-tarefa-cron

Como identificar as tarefas cron?

Existe várias formas para saber se tudo esta rodando perfeito com as tarefas cron do seu Mautic.

Eu gosto de criar um segmento com um filtro que contém a palavra “gmail” como exemplo, mas você pode fazer da maneira que preferir.

Segmento do Mautic
Mautic -> Segmentos -> Editar Segmento

É bom observar caso você tenha uma lista enorme de contatos, essa opção não seria muito viável, o melhor é que você mesmo cadastre um contato com seu próprio email por exemplo e depois crie este filtro.

No exemplo abaixo essa instalação do Mautic, eu tenho apenas um e-mail do tipo GMAIL.

Filtro de Segmento Mautic
Segmento após o filtro

Neste momento a tarefa já foi executada, e automaticamente o filtro que eu defini antes, já foi identificado pela tarefa cron que colocou o contato nesta lista.

Caso você não saiba a tarefa que faz esse tipo de processo de atualização da lista encontra-se abaixo.

mautic:segments:update

Conclusão

Eu quero deixar claro que este é um dos métodos que você pode identificar, se realmente esta funcionando as tarefas do seu Mautic.

Neste caso assim que atualizar a lista com o filtro que você definiu, automaticamente as demais tarefas vão funcionar, o que vai mudar mesmo é o tipo da tarefa.

2 comentários

  1. Boa noite Rafael.
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo ótimo conteúdo, consegui completar a instalação do meu mautic na umbler com o ses da amazon graças aos seus vídeos. Seus vídeos sobre Crons e sobre o SES me tiraram diversas dúvidas que tive durante algumas experiências que tive com o mautic.
    Cara, estou com uma dúvida que está me perturbando… você saberia como configurar os bounces?

    Eu vi recentemente um vídeo que tentava explicar, mas confesso que não entendi muito, o cara não tem uma didática muito boa e ele usa outro serviço de smtp (https://www.youtube.com/watch?v=_IVie0VpaDA&list=PLRqV_GzMtK9smj2w-_vhpeKnmjRTXnUjB&index=8)

    E mais uma vez, parabéns pelo conteúdo

    • Fala Murilo, tudo certo?

      Eu que agradeço, fico muito feliz em saber que alguns vídeos simples de alguma forma te ajudou nesse assunto.

      Sobre essa questão dos bounces eu pretendo fazer um vídeo a respeito utilizando a Amazon, uma vez que mostrei como configurar o SES. Estou preparando esse conteúdo para tentar que fique o mais claro possível, só não vou garantir a data certa de quando vou disponibilizar.

      Abraços!

Deixar uma resposta