É possível instalar o Mautic em algum plano na Umbler?

Esta ai uma pergunta bem interessante, é possível instalar o Mautic um plano disponível na Umbler? Para quem já me acompanha no YouTube, eu já mostrei em diversos vídeos hospedagens “gringas”.

Mas sempre recebo mensagens, com alguém que sempre relata sobre os preços de hospedagem que na maioria das vezes vai ser em dólar, e isso para alguns pode ser um problema.

Mas existe alguma solução?

Buscando por algumas alternativas, eu percebi que muitas das empresas que oferecem planos de hospedagem, praticamente são todas iguais sem um diferencial para esse tipo de hospedagem utilizando o Mautic.

Eu sei que a melhor opção sem sombra de dúvidas seria um VPS/Cloud para esse tipo de aplicação, neste caso estamos buscando por uma alternativa para quem quer iniciar com essa ferramenta.

Depois de algumas horas buscando uma opção, acabei encontrando a Umbler na minha pesquisa. E logo ao abrir o site, percebi que existe um plano de hospedagem do tipo container com um valor muito interessante para quem busca uma hospedagem diferenciada.

Inclusive toda infra da Umbler hoje são 100% SSD, o que da mais velocidade tanto na leitura e escrita, isso garantirá uma performance ate 2x vezes melhor para esse tipo de aplicação, no caso o Mautic.

Instando o Mautic na Umbler

Fiz alguns testes na Umbler no plano do tipo Container (M), esse é um plano que eu recomendo, mas isso não quer dizer que você possa iniciar com um plano mais básico para você instalar o Mautic principalmente pela primeira vez.

A própria Umbler oferece em seu painel de hospedagem informações para você monitorar, CPU, Memória e Espaço em disco. E conforme sua aplicação for necessitando de mais recursos com um simples clique é possível você redimensionar para outro plano disponível neste tipo de hospedagem.

Nem tudo são flores

Estava tão contente com o resultado, que acabei não percebendo que a Umbler por mais que ofereça a opção de adicionar tarefas cron, o mesmo só funciona através de URL.

E inicialmente isso é um problema, porque sabemos que o Mautic precisa rodar alguns comando em php. Essas tarefas são importantíssimas para o bom funcionamento da aplicação.

Sempre há esperanças

E lá estava eu novamente buscando uma alternativa para essa solução. Depois de algumas pesquisas no nosso querido e amado Google, consegui encontrar uma solução na comunidade do próprio Mautic.

Painel de Tarefas Cron Mautic Umbler
Resultado das Crons Utilizando a Umbler

Como você pode observar, é possível executar qualquer tarefa cron do Mautic através da URL. Isso foi realizado com a criação de um arquivo .php na raiz da instalação.

Ao acessar a URL é preciso informar uma chave para acessar e executar a tarefa, pois assim não deixamos isso publico, só quem tiver a chave consegue acessar esta URL e realizar a execução de qualquer tarefa.

Facilitando um pouco

São muitas coisas que eu teria que abordar neste post, e pensando nisso resolvi gravar alguns vídeos para você acompanhar todo processo que fiz até chegar no resultado final.

Veja um exemplo abaixo do que vamos ver:

Quer saber também como eu fiz a instalação em um servidor VPS/Cloud utilizando um Painel de gerenciamento? Veja Aqui!

Deixar uma resposta