cPanel faz mudanças nos valores de sua licença

Ao longo de 20 anos, o cPanel conquistou uma legião de clientes e parceiros, a maioria das empresas de hospedagem vem fazendo dele uma das principais ferramentas de controle de contas de seus clientes. Independente do porte da empresa, das menores ás maiores, usam o cPanel em sua infraestrutura de servidores.

Eu que já fui usuário dessa ferramenta, hoje não utilizo mais pelo fato de que existe soluções melhores em custo X beneficio disponível para meu perfil. Mas imaginem que pode ser uma ameaça para empresas que utilizam a ferramenta, em função dessa mudança drástica no licenciamento, anunciadas em 27 de junho de 2019.

Entenda a mudança

A política de pagamento de licenças, que entre outras vantagens, permitia que se instalasse o cPanel em um servidor com um valor fixo, em base mensal ou anual, independente de haver apenas uma conta de hospedagem ou 200 contas no servidor.

Com o novo modelo anunciado em 27 de junho de 2019, o cPanel enviou um e-mail para todos os seus clientes e parceiros licenciados, que estabelece a partir de 1 de Setembro de 2019 a nova política de valores praticados pela empresa.

O Ponto principal

A partir da vigência da nova política, os valores podem variar, levando em consideração o número de contas existentes em um servidor que utiliza o cPanel. São diversas empresas de hospedagem ao redor do mundo que serão afetadas diretamente e naturalmente todos os seus clientes também.

O que muda com a nova política?

A empresa que utilizasse o cPanel como painel de controle, poderia tranquilamente ter um custo mensal com licenciamento, que poderia variar entre algo como U$15 e U$45, isso independente do número de contas de hospedagem nele criadas.

Os valores agora serão baseados no número de contas que você possui hospedada em seu ambiente, sendo cobrado o valor da licença base mais um adicional por conta cPanel criada. Enquanto pequenos aumentos de preço são esperados. Com as mudanças no modelo de preço, os clientes devem abordar essa alteração completa em menos de dois meses.

Não se sabe ao certo qual será o valor final das licenças e dos adicionais para os parceiros, porem o valor base para qualquer um que quiser acessar o site da cPanel e adquirir uma licença é de inicialmente U$20 para hospedar apenas 5 sites, detalhe que esta licença de U$20 pode ser utilizada apenas em ambientes virtuais.

Para hospedar 100 sites ou mais, seja em um ambiente virtual ou servidor dedicado, o custo é de U$45 + 0,20$ por site adicional hospedado. Para várias empresas este é um valor extremamente alto, principalmente com a cotação do dólar atual.

Link do anúncio oficial da cPanel: 
https://blog.cpanel.com/announcing-account-based-pricing/

Solução alternativa

Para você usuário que poderá ser afetado com essa nova política, nos planos atualmente que você possui contratado, seja qual for a empresa que estiver utilizando.

Custa muito menos procurar uma solução para seu projeto, há diversas opções, como estamos falando de um servidor virtual. Você pode adquirir facilmente um VPS na Digital Ocean ou Vultr, ambas possuem planos com valores que podem iniciar com apenas U$5 para um VPS 1GB de RAM.

Na questão de painel alternativo, temos algumas opções:

Esses são apenas algumas das opções, mas dependendo do seu projeto hoje você pode criar sua estrutura pagando 5 dólares no mínimo e utilizar algumas das alternativas citada para gerenciar seu servidor.

Compartilhe nas redes sociais

Deixar uma resposta